Home Notícias Faltam menos de dois meses para a TV analógica ser desligada em São Paulo 01/02/2017

Faltam menos de dois meses para a TV analógica ser desligada em São Paulo 01/02/2017

4 min read
0
0
21

Faltam menos de dois meses para a TV analógica ser desligada em São Paulo


29 de março de 2017: esse é o dia do apagão da TV analógica em São Paulo. A data foi confirmada nesta terça-feira (31) por Juarez Quadros, presidente da Anatel, que apresentou pesquisa realizada pelo Ibope apontando que 86% dos domicílios de São Paulo e municípios vizinhos já estão aptos para receber o sinal digital.

A pesquisa foi feita entre os dias 13 a 25 de janeiro, numa amostra com 1.078 entrevistas para o município de São Paulo e 1.652 pessoas em cidades vizinhas. Se a TV analógica fosse desligada no dia de hoje, apenas 8% da população de São Paulo ficariam sem o sinal digital.

O resultado ficou acima das expectativas: o governo esperava que os índices fossem inferiores a 80% de domicílios preparados para a nova tecnologia. Com 86% de penetração do serviço logo em janeiro, o governo, as emissoras de TV e as operadoras de celular não encontram motivos para o adiamento. Em Brasília, o processo teve de ser adiado em mais de um mês, visto que a cidade ainda não tinha atingido a marca de 90% da população apta para a nova tecnologia.

Mesmo com os bons índices, nem tudo são flores durante o processo de switch-off: apenas 20% dos kits com conversor digital e antena UHF foram entregues para a população da região metropolitana inscrita em programas sociais — atualmente, são 1,87 milhão de pessoas. A expectativa é que, na data do apagão, 50% dos kits tenham sido entregues, com prazo para totalizar a distribuição em até 45 dias.

O desligamento da TV analógica é importante para liberar a faixa de 700 MHz, que será aproveitada pelas operadoras para expandir a cobertura 4G com melhor qualidade de sinal. A TIM espera inclusive lançar o serviço de banda larga TIM Live para todo o Brasil utilizando a tecnologia.

Ainda em 2017, outras sete capitais terão o apagão da TV analógica: Belo Horizonte, Fortaleza, Goiânia, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e Vitória. O cronograma prevê 100% de migração até o dia 5 de dezembro de 2018, mas atrasos podem ocorrer caso a meta de 90% da população da cidade não esteja apta para a nova tecnologia.

Com informações: Convergência Digital

Load More Related Articles
Load More By Admin
Load More In Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

NOVA ATUALIZAÇÃO PATCH GSHARE SKS 58W- 16/09/2017

NOVA ATUALIZAÇÃO PATCH GSHARE SKS 58W- 16/09/2017 SAIU NOVA ATUALIZAÇÃO PATCH GSHARE SKS 5…